História e Diretoria

Associação surgiu com a iniciativa do Dr. Walter Roque Teixeira, médico neurologista da cidade de Blumenau/SC. Com o princípio do tratamento de Margarete Custódio, sua paciente, fundaram a Associação, motivados pelo alto custo do tratamento. 

A Associação inicialmente chamava-se Associação Regional de Esclerose Múltipla do Vale do Itajaí, conhecida pela sigla AREMVI, e era (é) uma entidade filantrópica, de caráter assistencial, sem fins lucrativos, destinada a promover medidas de âmbito regional assegurando o ajustamento, desenvolvimento, apoio e bem-estar aos portadores de Esclerose Múltipla.

Esta foi fundada em 25/09/1995 e contava com os seguintes integrantes: Margarete Custódio, Dalva Custódio Costa Pinto, Kleber Almeida Costa Pinto e Jeanie Tomazelli Amorim. Em dezembro de 2004 a AREMVI passou a denominar-se Associação Catarinense de Esclerose Múltipla – ACAEM.
A ACAEM continua com os mesmos objetivos da AREMVI, abrangendo todo o estado de Santa Catarina, dando apoio e esclarecimento aos portadores e também a outras associações deste Estado. 

Desde a sua fundação conta como presidente a portadora Margarete Custódio Paul, sendo os demais integrantes no momento: 

 

Vice Presidente: Maria de Lourdes Conolly

Tesoureiro: Kleber Almeida Costa Pinto

Secretária: Gabriella Custódio Costa Pinto Tonial